.

.
.

domingo, 27 de março de 2011

Repensar.



 O momento que estamos vivendo está dividido entre questões dignas de análise. O terrível e desastroso acidente ocorrido no Japão e suas conseqüências como mortes, doenças e perdas (humanas e materiais) são fatos chocantes e que a maioria de nós, nunca imaginou acontecer. O terremoto deixou de ser o foco do acidente e a conseqüência deste e do tsunami e o vazamento radioativo devido ao aquecimento e explosão dos reatores da usina nuclear de Fukushima, passaram a ser mais focados, já que deixaram parte do Japão destruída e alimentos pessoas e água contamninados pela radiação

Infelizmente esta contaminação não pôde nem pode ser protegida com vacinas, remédios, como em países afetados por guerras ou terremotos. No caso do Japão o que fazer é tentar controlar o vazamento de radiação, que parece mais difícil devido às rachaduras dos reservatórios de água para resfriamentos (as rachaduras provêm do terremoto). A preocupação de outros países e do próprio governo japonês está voltada para o lado econômico da situação. Claro que este setor é de muita importância, mas as famílias, pessoas mortas pelo terremoto e contaminação por radiação ( e as que ainda estão sendo contaminadas) merecem respeito, reflexão. Existe muita possibilidade da maioria destas pessoas, afetadas pela contaminação de radiação, desenvolver tipos de cânceres, ficarem extremamente afetadas, desenvolvendo problemas sérios no corpo humano.

É necessário que haja uma reflexão do governo japonês quanto à continuidade de investimentos em energia nuclear, suas conseqüências e os cuidados que devem ser tomados para problemas como estes não acontecerem. Especialistas problematizaram a o projeto da usina, sua estrutura e resistência à estes acidentes, ou seja, talvez esta tragédia, não o tsunami nem o terremoto, mas a explosão dos reatores da usina nuclear e o vazamento de radiação que assola parte do Japão, poderiam ter sido evitados.

É uma situação diferente. o Japão tem condições de reestruturar o país, sua economia e infra-estrutura, mas os efeitos da radiação sobre lençóis freáticos e alimentos, os efeitos da radioatividade sobre crianças, sempre mais susceptíveis à estas conseqüências de tragédias, sobre a população em si, são duráveis e estarão em continuidade durante anos, já que se trata de radiação. Infelizmente não há tratamento dos efeitos que a radiação pode fazer no corpo humano, na vegetação, na natureza e no ambiente em si.


Mouni Celina.









Nenhum comentário:

Postar um comentário